O que é um cliente Omnichannel? Saiba mais para alavancar suas vendas!

O avanço das tecnologias, principalmente as de comunicação, mudaram as relações humanas em diversas instâncias. E isso se aplica muito ao relacionamento entre cliente e empresa. O consumidor, agora, busca ser atendido em todos os meios disponíveis, sendo esta uma das novas tendências de compras: o cliente omnichannel.

Para acompanhar todo esse avanço e não ficar para trás quando pensamos em competitividade de mercado, é preciso conhecer mais sobre o consumidor omnichannel e entender quais estratégias são interessantes para o seu negócio alavancar as vendas e se manter atualizado.

Se você deseja saber mais sobre este assunto, continue a leitura! Separamos informações valiosas para você.

O que é Omnichannel?

Ser uma empresa omnichannel é ser uma empresa que oferece a mesma experiência de compra independente do meio utilizado (online ou offline), integrando lojas físicas, e-commerces e consumidores.

Essa é uma estratégia do varejo que tem se tornado cada vez mais forte, principalmente porque ela atende às expectativas dos consumidores atuais. Além de oferecer um atendimento de primeira, a empresa também fornece certas comodidades, como:

• receber produtos em casa;
  • personalização da experiência;
  • presença online e offline;
  • poder comprar no site e retirar na loja física;
  • dar opções para o consumidor escolher por onde deseja ser atendido.

Em suma, ser omnichannel é estar em conexão com os interesses do seu cliente e oferecer todos os meios possíveis para que a sua jornada de compra aconteça de forma leve, sem burocracias, padronizada e da forma que for mais interessante para o consumidor.

Quando um cliente é considerado Omnichannel?

O cliente omnichannel é um cliente como qualquer outro, porém leva esse nome quando tenta entrar em contato com a empresa por diversos meios ao mesmo tempo (site, aplicativo, redes sociais, telefone, WhatsApp, entre outros).

Esse consumidor continua buscando as mesmas coisas: um atendimento de qualidade e soluções eficazes para o seu dia a dia. Porém, ele procura todos os meios de contato de seu interesse para poder ter uma experiência de compra satisfatória.

Sendo assim, urge a necessidade das empresas em investirem mais nas competências de UX (Experiência do Usuário) e em uma elaboração de uma Jornada do Cliente mais rica em detalhes, com estratégias assertivas para atender às necessidades desse cliente omnichannel, cada vez mais comum atualmente.

Quais as vantagens de ser Omnichannel?

Além de ser uma forma atualizada de lidar com o seu cliente, ser uma empresa omnichannel possui inúmeros benefícios a curto e longo prazo. Como você já deve ter percebido, o cerne da estratégia omnichannel é ter o foco no cliente. Sendo assim, para que os benefícios realmente sejam notados, é preciso atender às expectativas do cliente.

Então, para traçar ações efetivas, o primeiro passo é conhecer melhor o seu cliente e descobrir como ele se relaciona (ou deseja se relacionar) com a sua empresa. E aí, você poderá atingir vantagens como:

• Sua marca terá uma imagem mais positiva;
  • Os consumidores terão vontade de retornar ao ponto de venda digital ou físico;
  • Clientes omnichannel tendem a gastar até seis vezes mais do que os comuns;
  • O consumidor estará satisfeito, portanto, mais disposto a comprar.

Gostou de saber mais sobre o cliente omnichannel e quer implementar estratégias para atender a este público? Conte com a Crown para traçar um plano de ação específico para a sua empresa! Acesse o nosso Instagram e converse conosco.