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Falta de gestão de processos: conheça os impactos para a empresa

Você sabe quais os problemas que uma falta de gestão de processos podem trazer para uma empresa?

Se você se preocupa com a receita, o lucro, a satisfação do cliente, a relevância da sua marca, entre tantos outros pontos, isso quer dizer que você precisa olhar bem de perto para os seus processos internos.

Uma boa gestão e processos bem definidos de trabalho podem trazer sucesso e ganhos significativos para a organização. Mas, caso isso não aconteça, os impactos podem prejudicar e muito toda essa evolução.

Confira a seguir mais informações sobre este assunto!

Gestão de processos: o que é?

Gestão de Processos vem do termo em inglês Business Process Management (BPM), e é uma disciplina gerencial que envolve os interesses do cliente com os objetivos da organização, fazendo a sua integração. Sendo assim, tudo isso é feito focando em processos, em sua totalidade, e com o apoio de tecnologia da informação.

Quando a cultura da empresa é voltada e focada em processos, fica muito mais fácil identificar gargalos, redesenhar e implementar melhorias, e acompanhar, posteriormente, a sua performance e desempenho.

Portanto, esse modelo de gerenciamento baseado em processos otimiza o negócio e cria o que chamamos de “ciclo de melhoria contínua”, altamente necessário para alavancar e alcançar as metas da empresa.

Impactos da falta de gestão de processos

Para realizar uma gestão baseada em processos, o primeiro passo é entender que, para ela funcionar, ela precisa ser horizontal. Isso quer dizer que as áreas precisam ser vistas de forma contínua, interdependente, transformando-se em um fluxo retilíneo.

Uma visão vertical torna o dia a dia de trabalho moroso e com pouca evolução. Isso porque a verticalização exige participação de gerências e diretorias em atividades rotineiras, tornando o processo pouco ágil e muito burocrático.

Sendo assim, alguns impactos que a falta de gestão de processos trazem para o negócio são:

1. Pouca clareza nas atribuições das áreas

Se as tarefas não são bem definidas entre as áreas, os colaboradores podem atrasar ou até mesmo estagnar um projeto, por não saber sua verdadeira função ou para quem delegar aquela determinada demanda. Nesses casos o projeto fica sem “dono”, acarretando em problemas de controle e, por consequência, gerando impacto negativo nos resultados.

2. Duplicidade e sobreposição de funções

Além da confusão gerada na execução das tarefas, como citamos no item anterior, há o risco de acontecer uma sobrecarga de funções em uma área. A falta de controle impacta nessa delimitação de atuação, fazendo com que um colaborador realize muitas demandas que fogem do seu escopo de trabalho.

Entretanto, outro cenário possível é a duplicidade de funções, quando dois ou mais funcionários realizam a mesma demanda sem saber e sem que seus gestores tenham contexto dessa situação.

3. Número elevado de níveis hierárquicos

Como falamos anteriormente, quando há a verticalização da estrutura e excesso de cargos de gestão, o que passa a existir é um micro gerenciamento, que torna todo o processo de trabalho burocrático e demorado.

O ideal é que a gestão seja capaz de orientar e treinar talentos para que eles sejam os responsáveis pela execução das tarefas do dia a dia, reportando ao seu superior em poucos casos.

4. Falta de integração e estrutura inadequada

Diante de tudo o que já falamos, fica óbvio que uma gestão de processos ineficaz gera problemas constantes entre as áreas e, consequentemente, uma falta de integração entre elas.

Além disso, por conta dessa falta de dimensionamento das atribuições, a estrutura vai sendo construída de forma errada, já que não é possível identificar pontos sensíveis nos projetos. Uma boa gestão é capaz de encontrar falhas nos processos e encontrar soluções para elas, de forma bem mais assertiva.

Conclusão

Deu para notar que a falta de gestão de processos pode trazer impactos negativos para o seu negócio, não é mesmo? Se você identifica problemas como este na sua empresa e deseja ter uma estratégia para resolvê-los, nós podemos te ajudar!

A Crown é especialista em cultura do cliente e podemos fazer um diagnóstico da sua organização, traçando planos de ação para tornar os processos mais ágeis e controlados. Vamos nessa?

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