Foco no cliente: entenda a importância para a sua empresa

Já ouviu falar em foco no cliente? Pois é, esse termo tem sido cada vez mais falado no mundo dos negócios, principalmente entre as grandes empresas. Basta observar como se comportam as empresas de sucesso mundial para perceber que o cliente faz parte do ponto focal delas.

Se você ainda não sabe muito bem o que significa foco no cliente e como implementar isso na sua empresa, continue a leitura e conheça mais sobre esse aliado dos negócios.

O que é foco no cliente?

Foco no cliente é uma filosofia de negócio em que todas as ações da empresa estão centradas no cliente. O consumidor é o ponto de partida para todas as estratégias da empresa, já que todas elas são pensadas para otimizar a experiência do cliente.

Para se ter foco no cliente, é preciso mexer na cultura da empresa. Se é uma empresa nova, esses valores precisam estar enraizados. Se é uma empresa consolidada, que necessita dessa “virada de chave”, então é preciso ir aos poucos.

Sendo assim, para uma empresa ser centrada no cliente, ela precisa que toda a sua cultura esteja imersa nesse objetivo. É necessária a dedicação diária de todos os colaboradores para que o foco no cliente seja realmente efetivo.

Por que é importante?

A importância de ter foco no cliente tem sido cada vez mais notada, principalmente quando se estuda uma empresa altamente reconhecida pelo seu Customer Success (Sucesso do Cliente). Isso acontece porque todas as ações são pensadas no cliente, ou seja, o consumidor é o bem mais importante do negócio.

Por isso, com as estratégias voltadas para o cliente, é possível criar um ótimo relacionamento com o consumidor, fortalecendo suas relações, gerando empatia e solução de problemas (e até mesmo a prevenção deles).

Se o foco no cliente faz parte da cultura da empresa, naturalmente seus colaboradores terão um outro olhar ao lidar com a clientela. As relações se tornarão mais humanizadas e o atendimento certamente será mais produtivo e bem conceituado.

Como construir uma cultura com foco no cliente?

Construir uma cultura demanda tempo e esforço, porém seus frutos são muito promissores. Se você deseja construir uma cultura centrada no cliente, o primeiro passo é estabelecer qual é o principal objetivo da sua empresa. Portanto, reflita: “como o meu produto ou serviço impacta a vida do meu cliente?”. A partir disso, é preciso criar estratégias para atingir esse objetivo.

Para entender como atuar com o cliente durante o seu relacionamento com a empresa, é necessário estruturar a chamada Jornada do Cliente. Assim é possível compreender quais são os pontos de contato do consumidor com o seu setor de atendimento, quais são os momentos mais críticos da jornada que precisam de uma atenção especial, quais são os principais problemas que podem surgir e que podem ser prevenidos, entre outros.

Além disso, é muito necessário realizar um treinamento com todas as equipes para mostrar a importância do foco no cliente e como eles são essenciais nesse processo. Aos poucos essa cultura estará presente de forma natural e passará a fazer parte das métricas e resultados da empresa.

Se você não sabe por onde começar para implantar a cultura com foco no cliente, conte com a Crown para isso! Somos uma empresa de consultoria especializada em estabelecer a cultura do cliente no seu negócio. Acesse o nosso Instagram e converse com a gente!