Employee Experience: o que é e por que é importante

Falamos muito sobre a experiência do consumidor e o quanto ela é importante para o negócio. Mas, outro assunto que precisamos tratar é sobre a experiência do colaborador, também conhecida como Employee Experience.

Para que a sua empresa cresça e conquiste novos mercados, é preciso que o seu público interno esteja alinhado a esse objetivo e, mais do que isso, precisa se sentir valorizado e incentivado a querer crescer junto.

Quer saber mais sobre Employee Experience e como isso pode impactar o seu negócio? Então continue a leitura!

O que é Employee Experience?

O termo Employee Experience é traduzido do inglês para Experiência do Colaborador. Nada mais é do que uma estratégia de gestão de pessoas que atua no engajamento das pessoas colaboradoras de uma organização. O primeiro passo para isso é pelo alinhamento de valores e por meio do diálogo entre a corporação e seus funcionários.

Para que uma empresa se mantenha competitiva no mercado de trabalho e atraindo e retendo cada vez mais talentos, é preciso que ela tenha valores consolidados e que pratique todas essas ideias no dia a dia. Ter colaboradores engajados faz uma diferença fundamental no desempenho dos negócios.

Sendo assim, o Employee Experience é um conjunto de estratégias capaz de alinhar os objetivos da empresa com os objetivos de carreira de seus colaboradores, oferecendo propósito e incentivos diários para a execução de um bom trabalho.

Por que se preocupar com a experiência dos colaboradores?

Cada colaborador é fundamental para o resultado da sua empresa, não é mesmo? Mas para que ele exerça sua função de forma plena e produtiva, o ambiente de trabalho precisa ser favorável para que a criatividade e a proatividade se tornem cotidianas.

Ao pensar em Employee Experience, você também está pensando em instalar um bom clima organizacional. Pessoas felizes são mais produtivas e criam relações mais potentes com o propósito da empresa. Uma organização que se preocupa com o bem-estar e com a saúde mental e física de seus funcionários só tem a ganhar!

Além de impactar diretamente nos resultados da empresa, com o employee experience é possível diminuir a rotatividade de profissionais na corporação, promove a marca empregadora, melhora as relações interpessoais, reduz a taxa de turnover e absenteísmo, entre tantos outros benefícios. Portanto, cuidar do cliente interno também é cuidar do seu cliente externo.

Qual a diferença entre Employee Experience e Employer Branding?

Provavelmente você já ouviu falar também sobre o termo Employer Branding. É importante ressaltar que Employer Branding é diferente de Employee Experience, porém são complementares.

Quando falamos de Employer Branding, estamos falando de um conjunto de técnicas ou atividades que geram uma percepção positiva sobre a empresa enquanto ambiente e local de trabalho. As ações, nesse caso, tem impacto tanto internamente com os colaboradores, quanto externamente, no mercado de trabalho.

Sendo assim, o Employer Branding faz parte das estratégias de Employee Experience, já que faz parte dessa construção de uma boa experiência do colaborador com sua empresa. O interessante é que ele também abre portas para que novos talentos tenham vontade de fazer parte desse time, sendo um dos objetivos de uma marca empregadora.

Gostou do artigo e quer ver mais conteúdos como este? Acesse o nosso Instagram e aproveite!